domingo, 11 de dezembro de 2011

Pelo amor, sou mais que vencedor

Deus é amor e se somos feitos da imagem de Deus que é amor, então somos amor, nosso DNA é feito de amor. Mas o que é o amor? Para algumas pessoas o amor é um sentimento. Para outros amor é paixão, é gostar. Para outros é tempero, para outros o amor é tudo. Mas o que é tudo não é nada, uma palavra que serve para tudo, não serve para nada.
Quando ouvimos dizer que o Cristianismo é a religião do amor, será que o amor é uma virtude que me faz ser vencedor ou uma qualidade de pessoas destinadas ao fracasso? Um pai diz que se for muito amoroso, os filhos não o obedecem. Um patrão diz que se for muito amoroso, ele não tem autoridade.
Será que o amor funciona? O que é o amor? Ele me faz um vencedor ou um fracassado?
O amor é como uma luz intensa, que não conseguimos olhar, mas se passa por uma nuvem ele vira um arco-íris. Existem sete virtudes para que o um líder seja amoroso. O amor não é um talento natural é uma virtude que se exercita a cada dia.
Não basta amar, porque sempre quando eu amo, tem alguém que não me ama. Como Carlos Drummond diz “no meio do caminho tinha um pedra”, quem não tem uma pedra no caminho? Quem não tem alguém que não o ama? Alguém que tenhamos que conviver e não nos ama. E Jesus nos diz que devemos amar até os nossos inimigos.
Jesus disse que resumia a bíblia numa palavra: “amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a si mesmo.” Jesus não foi amado por todos, Ele não foi amado por exemplo pelos fariseus. Morreu numa cruz por amor e nem por isso foi amado por todos. Jesus tinha pessoas que dava problema para Ele, Jesus teve que exortar a Pedro “afasta de mim, Satanás” E como Jesus transformou um grupo de pessoas difíceis em pessoas boas? 11 dos 12 do seu grupo se tornaram santos.
Se eu amo alguém estou abrindo para mim a porta do céu, mas se eu faço com que alguém me ama, eu estou abrindo a porta do céu para ele. Se o outro me amar ele está ganhando o céu. Devemos viver a amorosidade e a amabilidade. Ser amoroso é ser apenas carinhoso? Ser amoroso é apenas ser amigo? É apenas ser solidário? Não! Amar é abrir a mão, é abrir o coração, é abrir a cabeça. Abra mãos de suas ideias de vez em quando. Abra seus olhos e veja quem está precisando de você. Amar é abrir os ouvidos, escute quem está próximo de você. Se você quiser apenas ganhar, vai perder. Mas quem quem perder irá ganhar. Jesus é contradição. A lógica do amor é aceitar perder para ganhar. Amar é abrir a mão. E principalmente abrir o coração.
Jesus na cruz nos mostrou isso com seu lado aberto, de onde saiu sangue e água. Jesus viveu com os braços abertos, mas principalmente com o coração aberto. Amar é ter a mente aberta. O Amor não fecha, o amor abre.
A vida as vezes tem a cor dos nossos óculos. As vezes a vida está terrível porque o óculos está escuro, olhamos para nuvens e já dizemos vai chover, olhamos para o irmão e já reclamos dele. Isso é atitudes de pessoas que não amam. Uma pessoa bem sucedida é uma pessoa que ama. Uma pessoa bem sucedida não é uma pessoa famosa. O maior sucesso que uma pessoa pode alcançar é o céu. E ganha o céu quem é pequenino. O Senhor esconde a verdade aos sábios e revela aos simples.
O bem sucedido é aquele que serve. Maria foi a mulher mais bem sucedida, ela abriu a mão. Quando o anjo fez a anunciação, ela abriu a porta e foi servir Isabel.No Reino de Jesus, reinar é servir. Os empreendedores de sucesso são aqueles que entenderam que sucesso é servir bem. O sucesso é das pessoas simples, que tem um coração manso e humilde. O amor liberta. Pare de complicar o amor, de vez em quando o amor significa descansar.
Primeiro passo do sucesso é se abrir e amar, é fazer para os outros o que gostaria que fizessem para você. É preciso abrir os olhos, as mãos, o coração. O cristianismo é uma religião bem sucedida. O amor fará de você um vencedor.

(Pe. Joãozinho, scj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário